Strategic Building Blocks

A verdade é que os modelos tradicionais de planejamento estratégico não estão alinhados com algumas verdades e desafios deste início de século XXI. São elas:

1. O mundo deixou de ser linear e passou a ser exponencial: A velocidade com que tudo muda não é mais a mesma. Então, as empresas precisam ser mais ágeis na tomada de decisão e na execução;

2. O perfil da concorrência mudou muito: sempre há concorrentes ocultos, não apenas no mesmo setor de atuação, que podem redefinir as regras do jogo de uma empresa ou um setor inteiro. Uber, Netflix, Airbnb, entre outros, são exemplos claros desse fenômeno;

3. Novo perfil empreendedor: a nova geração quer empreender. Como sempre alertamos os nossos alunos, clientes e parceiros: “Em alguma garagem desse planeta, tem alguém preparando uma bala de prata para o seu negócio”.

Em virtude desses e de outros fatores, a escola tradicional de planejamento estratégico, embora tenha cumprido a sua missão até o momento, não responde mais as perguntas que precisam ser respondidas. A nova ordem nos impõe um olhar forte para o futuro, para as tendências e para a inovação. Sem isso, qualquer organização está fadada a acordar um dia e ver o seu negócio reinventado por outro player e, no extremo, deixar de existir. Várias empresas de grande porte, com verdadeiros departamentos de planejamento estratégico, sofreram muito com novos entrantes e com as mudanças radicais que seus setores sofreram. Isso mostra, claramente, que o modelo comum de planejamento precisa de um novo olhar e uma nova orientação.

A forma com a qual se analisa as forças competitivas requer uma nova lente. As barreiras de entrada em um setor foram redefinidas com as novas tecnologias. Aplicativos de celular redefiniram o que é barreira de entrada em setores como transportes, hotelaria, bancos, seguradoras, varejo e outros. Os futuros avanços em inteligência artificial, computação cognitiva, nanotecnologia e genética irão redefinir vários outros negócios. O tsunami ainda nem começou. O que estamos vendo é apenas a primeira onda. Vivemos a década da conectividade e, em breve, iniciaremos a década da sustentabilidade (2020-2030). Há muitos novos negócios a serem criados e muito negócios atuais que perderão a sua relevância no mundo.

Ferramentas como “Matriz SWOT” perdem parte do seu poder de análise e síntese em função da velocidade com que tudo muda. É quase como se disséssemos que qualquer matriz SWOT tem validade máxima de 3 meses, e olhe lá.

Definitivamente, precisamos rever a forma de pensar e, de fato, criar um futuro, ou seja, planejar. Em função do exposto, desenvolvemos uma nova abordagem para o processo de planejamento estratégico, a qual detalhamos neste livro.

Criado pela Inova Consulting, o SBB® é uma metodologia de planejamento estratégico que fornece uma visão alargada sobre todos os momentos necessários ao desenho eficaz da estratégia de uma empresa, com uma visão de longo prazo e uma preocupação efetiva com a sua sobrevivência e perenidade.

A metodologia é construída por fases, cada uma delas incluindo um conjunto de Blocos (Blocks), que quando totalmente desenvolvidas constituem o compromisso estratégico da empresa para o futuro.

Comprar