Artigo 143 – Hábitos angulares – parte II

Descubra o poder dos pequenos hábitos”
por Marcelo Veras | 01 de jan de 2014

No artigo anterior (Hábitos angulares – parte I), expliquei o conceito dos chamados hábitos angulares, ou seja, pequenos hábitos que têm o poder de iniciar uma reação em cadeia e mudar muita coisa na nossa vida e na nossa carreira. Esta foi, sem sombra de dúvidas, uma das melhores descobertas que fiz em 2013 (no texto “O poder do hábito”, de Charles Duhigg) em relação aos padrões de comportamento e atitudes que alguém deve ter quando decide conquistar algo na vida ou na carreira. Apenas relembrando que o estudo relatado neste texto comprova que o nosso cérebro, com raríssimas exceções, não consegue modificar vários padrões de comportamento ao mesmo tempo. Quando temos uma lista enorme de coisas a fazer em relação a alguma mudança de hábito (como emagrecer, parar de fumar, controlar as finanças pessoais etc), parece que o nosso cérebro entra em colapso e, por fim, abandona tudo. Isso explica bem o insucesso de inúmeras pessoas quando tentam, na empolgação, elaborar planos muito completos para resolverem tudo de uma vez. A maioria acaba não executando nada.

Bom, conforme prometido e aproveitando que 2014 está aí, quero deixar duas dicas para que você teste e experimente este conceito de hábitos angulares neste novo ano. Fim de ano é assim. Hora de fazer balanço do ano que acaba e, principalmente, fazer planos para o que começa. Portanto o momento não poderia ser mais oportuno. Tenho certeza de que, quem experimentar, vai gostar e ver resultados.

Como já expliquei, um hábito angular é aquele que, se colocado em prática durante um “bom” tempo, começa a puxar outros hábitos, um a um, até que todas as mudanças necessárias em relação ao tema em questão estarão automaticamente fazendo parte da sua vida. Esta é a regra. Comece com um hábito. Invista nele e ponto. O resto virá automaticamente.

O primeiro hábito angular que quero propor está bem descrito neste estudo e diz respeito a emagrecimento. Se você quer emagrecer, seja 1 Kg ou 20 Kg, a regra é a mesma. Comece a anotar tudo o que come. Somente isso. Se você já tentou várias técnicas, programas de emagrecimento, dietas milagrosas etc, dê uma chance agora aos hábitos angulares. Simplesmente inicie o ano anotando tudo o que come. Faça isso todos os dias, sem exceção. Use um bloco de notas, um caderno ou o seu celular. Anote em detalhes o que comeu, dia a dia.

O segundo hábito angular diz respeito às finanças pessoais. Quem não consegue poupar, gasta mais do que ganha, não sabe para onde vai o dinheiro ou vive endividado(a), a dica é a mesma. Compre um bloco de notas que caiba no bolso ou na bolsa e comece a anotar tudo o que gasta. Tudo mesmo. Se comprar um chocolate de R$ 2,00 na esquina, anote. Registre o item comprado e o valor, cada um em uma coluna. Só isso, mais nada.

Pode parecer muito estranho. Quando tive acesso a este estudo também achei. Como assim, apenas registrar fatos? Como isso pode revolucionar a minha vida no médio prazo? Pois bem, se estiver curioso (a), leia este estudo e aprofunde-se no mundo da neurociência. Mas pode confiar. Eu não me prestaria a compartilhar este conhecimento se realmente não acreditasse ou não tivesse testado pessoalmente. O importante é não furar com este hábito. Se você quer mesmo atacar estes dois pontos, não fure com estes dois hábitos. Nem um dia sequer, ok?

É isso, com esta proposta “maluca” encerro mais um ano nesta coluna, desejando a todos que me acompanham e que usam as minhas singelas opiniões para se inspirarem, um ótimo ano novo. A todos, só desejo uma única coisa – Saúde! Com isso, corremos atrás do resto. Feliz 2014!

por Marcelo Veras
compartilhar