Artigo 145 – Pequenos hábitos x Grandes resultados – almoço

por Marcelo Veras | 13 de jan de 2014

 "Almoce com uma pessoa diferente por semana. Você vai se surpreender com o resultado"

 Tenho uma proposta para você neste ano de 2014. Pensei muito e decidi escrever uma série sobre pequenos hábitos que geram grandes resultados. Estou absolutamente convencido, após oito anos de estudos sobre gestão de carreiras e desenvolvimento de competências, que todas as coisas grandes começam pequenas. Os hábitos angulares, ou seja, pequenos e simples hábitos que puxam outros hábitos mais complexos, estão cientificamente comprovados. Já escrevi dois artigos recentemente sobre eles. Todas as grandes conquistas começam com pequenas batalhas. Foi assim comigo, com dezenas de amigos bem sucedidos que tenho e com todos os grandes ícones que conheço e estudei. Independente de onde se quer chegar, devemos começar pelo começo e devagar. Todas as pessoas que quiseram construir muita coisa ao mesmo tempo sucumbiram. Esta série tem este objetivo - convidar (e desafiar) você a mudar alguns hábitos, aos poucos, e experimentar a força transformadora dos mesmos.

 A série será assim: Indicarei um pequeno hábito, em detalhes, e depois explicarei o porquê dele e os potenciais impactos na sua carreira, no curto, médio e longo prazos.

 O pequeno hábito de hoje diz respeito a um momento que todos temos diariamente – almoçar. Normalmente, as pessoas almoçam na empresa, perto dela ou (poucos privilegiados) em casa. O costume geral é almoçar praticamente todos os dias com as mesmas pessoas, certo? É normal. Mais fácil almoçarmos sempre com as mesmas pessoas. Já nos conhecemos, temos afinidade e é tudo tão normal. Esta é a regra. Mas a minha proposta é a seguinte: Que você escolha um dia da semana para almoçar com uma pessoa diferente. Se você trabalha na área administrativa, escolha um dia para sentar junto com alguém da produção ou da área comercial. A regra é: Almoçar um dia por semana com uma pessoa ou um grupo diferente do de costume. Se achar difícil, comece com a meta de fazer isso quinzenalmente nos primeiros meses. Se você almoça em casa ou a sua rotina não permitir isso, encontre outra refeição ou lanche para fazer com uma pessoa diferente, nem que seja o cafezinho da tarde. Prefiro o almoço porque tem uma duração maior e permite que haja uma troca, uma conversa. Este pequeno hábito já foi testado e você não faz ideia do poder que ele tem de alavancar uma carreira.

 Fazer um novo contato com frequência traz várias oportunidades. A primeira delas é a de conhecer uma nova pessoa frequentemente. Isso não significa que todas estas novas pessoas irão fazer parte da sua vida de uma forma diferente. Você não irá construir um relacionamento profissional com todas e nem todas terão o poder de ajudar a sua carreira a se desenvolver. Mas uma coisa é certa: Esta rotina vai te dar novas perspectivas sobre várias coisas. Você vai ouvir opiniões diferentes sobre temas de seu interesse, vai aprender novas coisas sobre outras áreas, mesmo que em doses homeopáticas. Este conjunto de informações, sendo acumulado aos poucos, tem um poder de transformação enorme. E digo mais, ao longo do tempo, este hábito vai ajudar a construir uma imagem de um profissional aberto, curioso e que consegue dialogar com diferentes públicos. Isso é muito desejado em posições de liderança. 

 Se você adotar este pequeno hábito e não desistir dele, em breve verá que ele irá puxar novos hábitos em relação às pessoas e à sua carreira. Não irei contar quais são, até porque perderia o encanto. Prefiro que você descubra por si só. Viva esta experiência. Tenho várias para propor daqui pra frente. Garanto que você vai se encantar com vários pequenos hábitos. Até o próximo!

por Marcelo Veras
compartilhar