Artigo 278 – Dica para entrevistas

“Como explicar de forma efetiva os seus empregos anteriores”
por Marcelo Veras | 29 de ago de 2016
Artigo 278 – Dica para entrevistas

Ainda em relação ao papo que os meus alunos tiveram há duas semanas com o diretor executivo do Grupo Page, a maior empresa de recrutamento do Brasil, um ponto bem importante foi a discussão sobre como responder perguntas a respeito das passagens por outras empresas que constam no currículo, ou seja, como explicar de forma efetiva seus empregos anteriores.

Mais uma vez, sinceridade é obrigatória. Já disse, repito e ele ratificou na conversa – mentira tem perna curta. Portanto você deve sempre contar a verdade, mas obviamente não precisa dizer coisas que joguem contra você.

Pois bem, uma das perguntas mandatórias em entrevistas é sobre os seus empregos anteriores. Normalmente ela pode aparecer da seguinte forma: “Conte-me um pouco sobre cada passagem sua pelos seus últimos empregos”. Na verdade, segundo ele, o que o entrevistador quer (e gosta) e ouvir são quarto coisas. Primeiro, qual foi o seu maior desafio nessa empresa. Segundo, que estratégia você usou para vencer este desafio. Terceiro, quais foram os resultados obtidos com a referida estratégia. E por último, que diferenciais você desenvolveu com esta experiência, ou seja, como você saiu dela como profissional.

Interessante notar duas coisas nesse “roteiro” a ser contado pelo entrevistado. Primeiro que os entrevistadores estão interessados em situações reais, projetos reais, fatos reais. Muitos candidatos vão para entrevistas sem essa preparação, ou seja, sem uma consciência clara da sua própria trajetória. Isso normalmente lhe custa a vaga, porque demonstra uma falta de autoconsciência sobre os seus desafios e feitos. Segundo, e não menos importante, é que os entrevistadores querem saber qual foi o seu principal legado em cada empresa e como você cresceu com ele. Ou seja, um forte interesse em conhecer a sua rota de crescimento pessoal e profissional.

Uma entrevista passa muito rápido. Os recrutadores entrevistam dezenas de candidatos por semana. Para chamar a atenção, sair da vala comum e se tornar um candidato forte à vaga, você precisa ir bem nessa questão. Pois ela, sem detrimento às demais (formação, educação continuada etc), é a que mais interessa sob o ponto de vista de preparação, crescimento e aprendizagem.

Portanto hoje faço novamente o que já fiz aqui neste espaço. Tenho um dever de casa (quase uma ordem) para você: Pegue o seu currículo, dê uma repassada em cada emprego que já teve, desligue o celular e fique por alguns minutos lembrando da sua passagem em cada empresa e escolha um projeto que foi o mais marcante. Cumpra o roteiro acima e escreva: Maior desafio, estratégia usada, resultados e diferenciais. Escreva mesmo, preferencialmente à mão. Guarde bem esse registro para usar em futuras entrevistas.

Não vale deixar de fazer em situação alguma, mesmo que algum cargo tenha sido muito operacional. Não interessa, procure e você vai achar uma situação relevante e que possa servir de exemplo para cumprir o roteiro acima.

As entrevistas não são tão obras de arte como alguns imaginam. Os recrutadores têm um trabalho muito difícil e uma responsabilidade enorme ao escolherem quem vai e quem não vai. Eles não querem errar e desenvolveram técnicas muito bem pensadas para reduzirem a probabilidade de equívocos. Essa é uma delas. E agora que você já sabe, use-a a seu favor. Até o próximo!

por Marcelo Veras
compartilhar