Artigo 303 – Cegueira

“Há aqueles que veem, mas não enxergam”
por Marcelo Veras | 20 de fev de 2017
Artigo 303 – Cegueira

Nesta última semana, participei de um evento fantástico em Campinas. O Professor Yuri Trafane, parceiro de sala de aula e amigo há 15 anos, fez uma palestra fantástica sobre “NeoMarketing”, ou seja, o novo marketing. Nela, ele apontou, com riqueza de detalhes, as transformações pelas quais esta área fascinante está passando e vai passar na próxima década. Novas ferramentas de análise, novas formas de entender o cliente, novas formas de se comunicar, precificar e vender. Mostrou casos reais de empresas que “sumiram” neste início de século e outras que souberam entender este novo momento e se transformarem em fenômenos. Enfim, foi uma super aula sobre o futuro do marketing.

Mas, como é da minha natureza, fico procurando gancho em tudo o que leio ou ouço que possa ser útil na gestão da sua carreira. E neste evento foi muito fácil fazer isso. Um conceito que o Yuri apresentou logo no começo da sua palestra caiu como uma luva na gestão da nossa carreira e no desenvolvimento de competências. Aliás, não podia ser diferente, até porque empresas são feitas de pessoas e pessoas erram e acertam.

Bom, qual foi o gancho? Como disse, no início da palestra ele explicou um conceito fantástico chamando “Change Blindness”, que significa, em português, “Cegueira à mudança”. É incrível a quantidade de estudos sobre o tema. Se quiser conhecer alguns, busque na internet e você verá que o tema é muito, muito estudado. Como o próprio termo diz, trata-se de uma deficiência humana de enxergar determinadas mudanças. A neurociência tem suas teses e busca explicar este fenômeno cientificamente, mas o fato é que muitas pessoas “veem mas não enxergam”. Em um dos experimentos, que ele mostrou na palestra, todos ficamos pasmos com o estudo. Uma pessoa pede uma informação para alguém na rua e, enquanto recebe a explicação, troca-se de pessoa. Pois não é que, na maioria dos casos, quem está explicando nem sequer nota que houve essa mudança? Incrível, e a mesmo tempo, chocante. Obviamente o Yuri usou este fenômeno para explicar como empresas, algumas gigantes, viraram pó ou perderam grande parte da sua relevância no mercado, devido à sua incapacidade de enxergam movimentos à sua volta, alguns bem perto, que iriam destruí-la.

Na hora fiz, um link com a nossa carreira. Como existem profissionais que sofrem desse mal. Nossa, caiu uma ficha na minha cabeça de forma muito forte. Como existem profissionais que estão vendo, mas não estão enxergando algumas mudanças radicais no cenário do trabalho, nas demandas das empresas e nas competências que ditarão o sucesso na próxima década. Fiquei tão tocado pelo tema que decidi escrever uma série completa (fazia tempo) sobre esse tipo de cegueira. Neste primeiro, quis apenas apresentar o fenômeno e lhe provocar para pensar no assunto. Nos próximos, vou tentar explorar o tema com situações reais e práticas de como essa cegueira pode limitar uma carreira ou, em último caso, destruir uma.

Enquanto isso, deixo um dever de casa para você. Busque mais informações, assista a alguns vídeos na internet e leia um pouco sobre “Change Blindness”. E vá se aquecendo para os nossos futuros debates aqui. Até o próximo!

por Marcelo Veras
compartilhar