Artigo 64 – Visão global e repertório- parte II

por Marcelo Veras | 25 de jun de 2012

"30 minutos por semana podem aumentar a sua empregabilidade. E muito.”

No artigo anterior tratamos da competência Visão Global. Aquela que, na minha visão, torna uma pessoa interessante e atrativa, aumenta a sua empregabilidade e demonstra que ela está ligada no mundo, nas novidades e no futuro. Estou aqui hoje para completar este raciocínio e deixar algumas dicas de como você pode se diferenciar dos seus pares e concorrentes através do desenvolvimento desta competência.

Bom, se você espera uma fórmula complexa e robusta, enganou-se. Tornar-se uma pessoa interessante e ter uma visão global é mais fácil do que se pensa. E não dá tanto trabalho assim. Mas antes, tenho uma exigência. Primeiro pare e pense se você realmente concorda que quanto mais ampla a nossa visão de mundo, maior é a nossa capacidade de entender as mudanças que estão por vir. E que isso, em última instância, nos torna diferentes e melhores. Sem esta convicção, você desistirá na segunda semana do exercício que vou propor. Se for necessário, releia o texto anterior. Neste caso, a convicção representa 50% do caminho a ser percorrido.

Agora sim, se você realmente quer investir no desenvolvimento desta competência, basta reservar 30 minutos por semana (o dia e o horário, você define) e iniciar uma jornada ao novo. Uma jornada que vai te levar para um novo patamar de conhecimento sobre o mundo, as coisas e as pessoas. Para iniciar, vamos à premissa básica para se obter novos conhecimentos: Estudar. Simples assim. Estudar, ler, conversar com quem conhece do assunto, perguntar etc.

Pegue agora a sua agenda ou uma folha de papel e monte o seguinte planejamento: Uma vez por semana, por 30 minutos, você vai sentar, desligar o celular e ler algo sobre um assunto totalmente fora da sua área. Totalmente fora mesmo. A cada semana, um tema novo. Você deve escolher temas amplos e diversos. Cinema, esporte, literatura, ciência, agronegócios, medicina, entre outros. A ideia é que você saia, nestes momentos, da sua área e visite, mesmo que superficialmente, novas áreas e novos conhecimentos. Comece devagar. Escolha alguns temas de interesse. Coisas que você tem curiosidade ou já pensou um dia em estudar e nunca o fez. Depois, aos poucos, vá mudando para áreas novas, realmente novas. 30 minutos por semana. Nada além disso, pelo menos nos 3 primeiros meses. Procure não ficar só na leitura. Durante algumas semanas, sente e converse com alguém do seu ciclo de amigos e familiares que atuem em áreas diferentes da sua. Pergunte sobre as novidades desta área e de como ele(a) acha que será o futuro da mesma. Use também outras fontes, como o rádio e a internet.

Você vai perceber, aos poucos, que o mundo é BEM maior e mais amplo do que você pensava. Você vai notar que existem outras áreas de conhecimentos que, mesmo não tendo ligação direta com a sua, vão lhe dar uma visão de mundo mais ampla. Conhecimentos aparentemente distantes do seu vão lhe dar pistas de para onde o mundo está caminhando. E isso, pode ter certeza, vai lhe ajudar a enxergar coisas na sua profissão que hoje você não enxerga. Além disso, esta visão mais ampla vai, sem sobra de dúvidas, tornar você uma pessoa mais interessante e com quem as pessoas vão gostar mais de conversar e de se relacionar.

Sei que este simples exercício pode até parecer perda de tempo, mas garanto que todos os meus alunos que o fizeram tiveram excelentes ganhos. E para que você tenha também, precisa acreditar na estratégia e fazer a sua parte. Garanto que você não vai se arrepender. Acho até que você corre o risco de se encantar com a experiência e aumentar o tempo que dedicará para abrir a sua mente e conhecer coisas novas. Isso, em um mundo dinâmico e globalizado como o nosso, tem um valor enorme. Comece!

por Marcelo Veras
compartilhar