Artigo 73 – Liderança e assertividade

“ Um grande líder é assertivo. Coloca a sua posição e permite que os outros o façam sem temor”
por Marcelo Veras | 27 de ago de 2012

"O muro é o último lugar onde um líder deve estar”

 Após cinco artigos tratando da questão da comunicação entre um líder e seus liderados, hoje quero discutir um outro atributo da competência Liderança, que também tangencia a questão da comunicação, mas que diz respeito à forma com que um líder coloca seus posicionamentos e suas opiniões. Estou falando de assertividade.

Este foi um dos atributos citados pelos líderes empresariais como fundamental em um líder. A frase exata que define este atributo é: .

Assertividade é a capacidade que uma pessoa tem de colocar seus pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, honesta e apropriada ao contexto. Ser assertivo é dizer “sim” ou “não” quando for necessário. Esta característica é fundamental para desenvolver a confiança de uma equipe em seu líder. Costumo dizer que um líder nunca pode dizer que não quer se posicionar sobre qualquer assunto.

Pense um pouco se você depositaria a sua confiança e seguiria algum líder que vez ou outra se omitisse de dar opinião sobre assuntos que dizem respeito ao trabalho. Não dá. Este é um requisito básico para quem quer desenvolver esta competência.

Outro ponto importante, segundo a pesquisa, é que um líder também precisa desenvolver a assertividade na sua equipe, permitindo e incentivando que todos coloquem suas posições sem temor. No final das contas, quando um líder é, e desenvolve sua equipe e permite que ela seja assertiva, cria um ambiente autêntico e voltado para resultados concretos.

Um pergunta que os meus alunos sempre me fazem é a seguinte: - Professor, mas se eu, como líder, for pego de surpresa e tiver que me posicionar sobre um ponto que ainda não pensei a respeito? O que faço? Minha resposta: - Diga que você ainda não pensou a respeito. Peça um tempo (um ou dois dias) e volte com a sua posição. Isso pode. O que não pode é dizer que não tem opinião formada e não se posicionar. Fazer isso é o mesmo que dizer à sua equipe: - Srs, neste assunto eu prefiro ficar em cima do muro e não me posicionar. Não dá. O status de líder não permite subir no muro. Nunca.

Outra pergunta que sempre ouço em sala de aula é a seguinte: - Mas, ao me posicionar sobre tudo de forma assertiva, eu não corro o risco de incomodar pessoas e criar inimigos dentro da empresa, principalmente com meus pares? Minha resposta: Sim, é lógico. Vai incomodar sim, porque a maioria das pessoas não é assertiva e prefere não se posicionar e não expor suas ideias. Mas quem disse que a função de líder gera algum tipo de unanimidade? Já adianto, quem quiser ser amado por todos, desista já. Esta visão de “ficar bem na foto com todo mundo” é equivocada. Ninguém é unanimidade, muito menos as pessoas que possuem características de liderança. E digo mais, há outras forma e outros momentos para você construir laços com estas pessoas que não se posicionam.

Para desenvolver este atributo – assertividade - você vai precisar estar muito atento. Pense sempre sobre o que pode estar tirando o sono da sua equipe. Descubra o que todos querem saber e se prepare para responder prontamente. Adiante-se. Tente não ser pego de surpresa. Não tenha receio de se posicionar. Coloque seus pontos de vista de forma clara e bem embasada, sem arrogância, mas com firmeza. Nunca fique em cima do muro. Esse não é lugar para líderes. Até o próximo!

por Marcelo Veras
compartilhar