Artigo 98 – Etiqueta empresarial – parte V

“x”
por Marcelo Veras | 18 de fev de 2013

"O seu comportamento na internet também forma a sua imagem”

Em mais um desta série quero focar a discussão no seu comportamento no mundo virtual e seus impactos na formação da sua imagem profissional. Hoje estamos todos conectados e a internet passou a ser uma das principais fontes de informação, não só sobre produtos, mas também sobre pessoas. A sua imagem pode ser muito bem construída (ou destruída) em questão de segundos. O seu comportamento neste ambiente tem e terá impactos diretos na sua carreira.

Vamos começar pelos emails. A primeira regra é que eles sejam curtos e diretos. Dois parágrafos devem ser suficientes para tratar de algum assunto. Se precisar mais do que isso, agende uma conversa pessoal ou por telefone. Sempre responda seus emails em, no máimo, 48 horas. Se for sair de férias ou para uma viagem, programe o seu para enviar aquela resposta automática dizendo que você está ausente até o dia .

No ambiente de trabalho tenha sempre claro que o computador é da empresa e não seu. Não fique navegando na internet no horário de trabalho. Faça isso, com moderação, nos intervalos. Saiba também que você está usando uma rede comum a várias pessoas. Visitas a sites comprometedores ou troca de arquivos pornográficos ou de tamanho eagerado são imperdoáveis. Além de detonar a sua imagem, isso pode ser objeto de demissão por justa causa. Já há casos no Brasil e a regra é bem clara. No ambiente de trabalho, quem define as regras é a empresa. Se você não concorda com as regras, peça demissão e vá para outra. Mas se está ali, trate de conhecer as regras e respeitá-las. No caso de arquivos grandes demais, saiba que você estará usando a capacidade de recebimento do destinatário. Só faça isso se for absolutamente pertinente. Imagine que se você enviar um arquivo grande desnecessariamente e o destinatário estiver na rua abrindo seus emails em um smartphone usando a rede 3G (que não é lá essas coisas). Você vai travar o recebimento de emails importantes dessa pessoa por causa do seu. Já pensou nisso? Imagine o quão feliz essa pessoa vai ficar com você e o que vai acontecer com a sua imagem...

Ao escrever um email para mais de uma pessoa sempre se faça uma pergunta antes de apertar o “enviar”. Este assunto diz respeito a todas essas pessoas? A mania que algumas pessoas têm de copiar um monte de gente numa resposta de email é péssima. Muitos ficam copiando o(a) chefe em tudo, sem necessidade. Se a intenção á ganhar pontos ou mostrar trabalho, o tiro está saindo pela culatra. Não é assim que se mostra trabalho. Isso é deselegante e irrita as pessoas. Ninguém gosta de receber um email que não diz respeito diretamente a si. A pior coisa que já vi nesse campo é quando uma pessoa envia um email para todos os colegas (por eemplo, se despedindo) e todos começam a responder para todos. Que horror! A regra de etiqueta é clara. Só deie na lista de destinatários aquelas pessoas que tenham absolutamente relação com o assunto que você está tratando.

E as redes sociais? Ah, as redes sociais... São ótimas, ajudam a encontrar pessoas que nunca encontraríamos sem elas, ajudam a fazer contatos etc, mas são ótimas também para acabarem com a imagem profissional dos desavisados. Eu ando fazendo uma coleção de pérolas que vejo todos os dias no facebook. Fico incrédulo ao ver coisas que as pessoas postam e me pergunto se elas pensaram antes de postarem aquilo. Qualquer pessoa que vai contratar alguém hoje em dia faz uma pequena busca na net e nas redes sociais para tentarem obter mais informações sobre um profissional. Ali as pessoas mostram muito do que são e dão muitas pistas sobre como se comportarão no trabalho. Regra básica: Não se eponha demais. Não faz sentido e você não ganha nada com isso. Guarde as suas opiniões sobre temas compleos e que não são unanimidades para as suas conversas com seus amigos ou mude a privacidade da sua conta para isso não ser público. Evite comentários sobre raças, etnias, opções religiosas, opções seuais e sua visão política. Não poste fotos bebendo, mostrando o corpo demais ou fazendo brincadeiras de mau gosto. Construa a sua imagem também no mundo virtual, porque ele impacta o real. Até o próimo!

por Marcelo Veras
compartilhar