Artigo 99 – Etiqueta empresarial – parte VI

“criatividade”
por Marcelo Veras | 25 de fev de 2013

 "O seu local de trabalho também forma a sua imagem”

Nesta sexta etapa da nossa conversa sobre a competência Etiqueta empresarial discutirei mais uma dimensão que mostra como praticamente tudo o que fazemos ajuda a construir (ou não) uma boa imagem profissional. Hoje vamos tratar do seu local de trabalho. Olhe e observe a sua mesa de trabalho. Depois pense na seguinte questão: Será que o que vejo (e os outros também) está passando uma boa imagem? Será que a forma como organizo o meu local de trabalho tem alguma relevância na construção da minha imagem?

Muitas pessoas negligenciam algumas das dimensões muito simples desta competência e esta é uma delas. Mas saiba que o seu local de trabalho, além de transmitir um pouco da sua personalidade e do seu astral, também dá pistas sobre a sua seriedade e profissionalismo. Mais uma vez quero reforçar que algumas coisas, principalmente as informais, devem ser reservadas à sua casa. No local de trabalho, deve-se investir mais na organização do que na decoração. É claro que vale personalizar com algum item a sua mesa, como uma foto da família ou um item discreto, mas transformar a mesa em uma exposição de tudo o que você coleciona, não é legal. Até aceito um maior nível de em ambientes ligados a design, comunicação (agências), entre outros. Mas acredito que o tom principal deve ser o da seriedade e organização.

Outro ponto importante são os lanches. As regras básicas de etiqueta empresarial rezam que estes devem ser guardados em locais apropriados e não ficarem aparentes em cima da mesa. Comida cheirando em excesso e invadindo o nariz dos seus colegas de trabalho não é nada bom. Pense se você gostaria de ser rodeado por cheiros diversos de comida enquanto trabalha ou olhar para a mesa do lado e achar que está em uma lanchonete.

Quanto aos papeis, procure sempre usar pastas e organizar seus arquivos. Mesas cheias de papeis em cima, desorganizados, perdidos e caindo pelos lados, demonstram apenas uma coisa: Quem ocupa esta mesa é desorganizado(a). Você quer este rótulo? Tenho certeza que não. Então procure manter a sua mesa limpa e organizada. Tenham um pano ou guardanapo de papel sempre a mão. Se a sua mesa estiver suja ou com pó, limpe rapidamente. Isso vai contar pontos para a sua imagem também.

Outro ponto importante é manter sempre um bloco de anotações próximo ao telefone. Durante uma ligação, se precisar anotar algo, procure não deixar a pessoa esperando enquanto procura desesperadamente algo para escrever e registrar a informação que precisa.

Se estiver com alguém de fora na sua mesa, nunca atenda o telefone. Se souber de antemão que vai receber uma ligação importante e vai precisar atender, avise a sua visita antes de começar a reunião ou conversa. Assim, ela já estará preparada para ser interrompida quando o telefone tocar. Isso, além de demonstrar respeito, mostra que você é organizado(a) com seus compromissos.

Por fim, lembre-se sempre da máxima que deixei bem claro no primeiro artigo desta série. Tudo o que as pessoas veem, ouvem ou sentem quando entram em contato com você, ajuda a formar a sua imagem. Se você sempre se lembrar disso, vai saber como tratar todas as questões, das mais simples às mais complicadas. E em caso de dúvidas, consulte alguém ou uma das inúmeras fontes de informação sobre comportamentos no ambiente de trabalho. Embora eu tenha tentado fazer uma síntese bem pragmática em relação aos principais temas, busque mais informações e, principalmente, observe atentamente o comportamento de pessoas que são reconhecidamente competentes e com ótima imagem na sua empresa. Você pode aprender muito apenas observando. Até o próximo!

por Marcelo Veras
compartilhar